Corrupção na Administração Pública

Sempre motivo de grande preocupação a corrupção está presente em todas as nações da terra. É claro que ainda existem países onde o tema é deixado mais de lado pelo fato de ainda estar sendo vigorado o sistema de autoritarismo onde a corrupção está no próprio sistema quando usurpa dos seus cidadãos o direito da livre escolha dos seus governantes ou impõe isso através da camuflagem no sistema judiciário. A corrupção na gestão pública está intimamente relacionada ao conceito de Estado, ou seja, o Estado legítimo constituído através de território, população e legislação própria visando o bem comum. Através das leis, o Estado – aqui inserido todas as suas variantes-garante ou torna legítima a cobrança de tributos, ou seja, o Estado enquanto ente maior visando o bem-estar da coletividade retira da maioria dos seus cidadãos uma parte dos seus recursos através dos tributos para garantir a tranqüilidade e a ordem da população. Nesse contexto o ser humano como agente de tudo é a peça fundamental que pode fazer com que o estado atue de forma a proporcionar o bem comum ao máximo ou no caminho inverso quando se apropria dos recursos que eram pra serem investidos na coletividade e o toma pra si. Certamente a corrupção é a principal forma de realizar atos indevidos com todas as formas de recursos públicos, vale destacar que a corrupção também esta presente no setor privado, mas a forma de corrupção que causa maior prejuízo para a coletividade é a pública uma vez que esses recursos são retirados do povo em forma de tributos para que o povo retorne em forma de melhorias, assim os corruptos surrupiam recursos que serviriam para investir em diversas áreas de atuação do Estado como: saúde, educação, infra-estrutura, esporte. Segundo a organização não – governamental Transparency International o Brasil está na 72ª colocação no ranking da corrupção em 2007, sendo que este índice vai de zero para os países mais corruptos até dez para os menos corruptos. Para o governo brasileiro o combate à corrupção deve ser considerado como de natureza estratégica uma vez que além de desviar recursos públicos ainda encarece os investimentos tornando o país menos competitivo devido principalmente o risco ser mais elevado. Todavia, gostaria de dar destaque a questão da qualidade dos instrumentos de regulação e de controle. Em nosso país existe um emaranhado de organismos voltados ao controle dos gastos públicos incluindo os Tribunais de Contas da União, dos Estados, dos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, da Controladoria Geral da União, das Auditorias internas em todas as instâncias públicas e níveis de governo, do Ministério Público Federal e Estadual, das várias instâncias policial federal e estadual e do sistema judiciário. Apesar de tantos órgãos de controle, cujo custo é elevado para o bolso do contribuinte, a ineficiência e a corrupção continuam presentes e vorazes em nosso país. Fonte: http://www.webartigos.com/articles/20866/1/Gestao-Publica-e-Corrupcao.

Comentários

  1. Infelizmente este tipo de postura realmente é voraz e intensa.

    Belo artigo!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Corrupção dentro da política brasileira é um fato normal e sempre em ascendencia.Político já nasce pra ser corrupto e o povo sabe e compactua por isso.
    O que o Tiririca vai querer no senado a não ser conseguir um dinheiro a mais ?
    A ignorancia do povo brasileiro e seu silencio perante isso fortalece a corrupção dentro de cada orgão publico no Brasil.
    O filme 'Tropa de Elite 2' retrata isso, recomendo assistirem.

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse Jabor é fantástico, tenho um texto dele no meu blog,e pra mim a maior prova das lagartixas é a Dilma !!!Para béns pelo blog!!Bjkss

    ResponderExcluir
  4. Jabour fala muito bem!
    Mas não adianta vermos ele falar e não fazermos nada para mudar esse país podre de corrupção

    ResponderExcluir
  5. Belo artigo..
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Perfeita a analogia.E a reflexão aqui proposta,é válida e tem que ser feita sempre,para que se posa mudar o cenário.Ou ficaremos igual lagartixas na parede!

    ResponderExcluir
  7. Perfeita a analogia.E profunda a reflexão,que deve ser levantada sempre,para que mudemos o cenário,e não fiquemos parados como lagartixas na parede!

    ResponderExcluir
  8. Vai ser assim sempre.
    Não há muito o que se fazer a respeito, a não ser lamentar pela geração que esta por vir.

    ResponderExcluir
  9. a corrupçao nao é filha do subdesenvvolvimento... mas a impunidade é!!!!


    excelente blog

    http://filosofossuicidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. blog excelente, gostei muito e indico!!

    te seguindo, da uma retribuida ;D
    http://www.dabliugames.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente existem esses "infelizes" corruptos. Cadeia é pouco para esses crápulas.
    E aguarde, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a tendência é aumentar ainda mais.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  12. http://comentariosobrelivros.blogspot.com/26 de fevereiro de 2011 às 12:36

    Acho que o problema da corrupção no Brasil é um pouco Cultural, também.

    Novas tiras Calvin e Haroldo
    http://comentariosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns cara, ótimo artigo.
    Um bom trabalho.

    http://enganaador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ai, ai...esse problema não acaba nunca!!! O único modo de acabar com tudo isso é o povo votando certo...

    ResponderExcluir
  15. Caracas esse Jabor consegue fazer com que a gente ria de quão ferrados estamos...e ainda assim tem gente que não dá a minima...

    Já to seguindo o blog se puder me segue tbm...

    caraminholasdejp.blogspot.com

    até mais.

    ResponderExcluir
  16. Gosto dos comentários de Arnaldo e realmente esse câncer da corrupção está longe de ser extirpado, e creio que nunca será.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  17. corrupção e política é algo que existe em todo o mundo, achamos que no brasil é maior devido ao fato de ser o que vivemos atualmente mas existem países em que esta chega a ser muito maior.

    http://oarlecrim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. A corrupção já não é controlável nesse país, o que é uma pena.
    Um artigo muito bom e sensato.

    ResponderExcluir
  19. super realista
    seguindo**
    segue?http://cantinho10.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas