Ansiedade profissional

Ansiedade, estresse e depressão são distúrbios diferentes, que podem ou não estar relacionados uns aos outros. A ansiedade pode estar relacionada à sensação de não conseguirmos realizar nossos desejos. Na sociedade de consumo, onde tudo é descartável, os objetos do desejo se sucedem em uma ciranda sem fim. Na maioria das vezes a estrutura desejante fica à mercê do desejo dos outros que é imposto através dos ditames da mídia, da propaganda, da moda etc. A ansiedade e angustia se misturam, pois nos sentimos angustiados por não saber o que realmente desejamos. Capturados pelo desejo dos outros, nos sentimos desafiados a desejar mais, conseguir mais, superando nossos limites físicos, econômicos e, às vezes, ate da nossa própria personalidade. Às vezes o que desejamos é “agradar” o outro, sentirmo-nos à altura daquilo que ele espera de nos. A depressão surge da renuncia de estar vivendo à mercê dessa roda viva (por isso o deprimido não se estressa, embora se angustie, pois ele já desistiu da luta). É uma desistência diante da derrota, da inútil tentativa da dar conta do desejo do outro que parece sempre inalcançável, mas, sobretudo é uma desistência do próprio desejo de viver. Pela descrição dos males, já temos uma pista indicando o difícil caminho para a saúde. Talvez um dos maiores desafios seja não sermos capturados pelo desejo do outro (refiro-me à mídia, à propaganda, às exigências exageradas da sociedade que nos cobra a sermos bem-sucedidos). Toda essa ansiedade e uma possível depressão em alguns casos são provocadas pela falta de profissionalismo da hierarquia dentro das empresas, principalmente no setor publico, tais como (Autarquias e fundações municipais e estaduais). O pouco caso da chefia com o bem estar dos funcionários e os deveres desenvolvidos ou até mesmo a satisfação com o ambiente de trabalho ,leva ao entres profissional,fazendo que o local de trabalho seja uma cruz durante as horas de serviço. Todos esses obstáculos mostram como a política e a falta de pessoas preparadas para determinados cargos, interfere no sucesso e na saúde financeira de qualquer empresa ou autarquia, seja ela municipal ou estadual.

Comentários

  1. Concordo. Ficamos frustrados por não conseguirmos realizar o que queremos e isso não mata a vontade de tentar novamente. Tentamos e outra vez "quebramos" a cara. Com o tempo nos tornamos depressivos e estressados.

    ResponderExcluir
  2. Acho que estou a passar por isso...
    Fico com uma vontade louca de fazer tudo ao mesmo tempo, correr atrás de formações, empregos, por achar que estou a ficar velha para o mercado, por ter 22anos.

    E uma sensação horrível, como se estivesse de mãos atadas...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  3. Burnout: Sindrome do esgotamento profissional. Quando o seu ambiente de trabalho não dar mais prazer. Acaba afetando o corpo também. Pode ocasionar ansiedade, disturbios de pensamentos.

    ResponderExcluir
  4. Pra vc ver como a vida fede.

    ResponderExcluir
  5. O homem desafia a si mesmo e apenas a si mesmo. Mesmo quando desafia o potencial de terceiros é visando ao seu próprio bem. Lamentável.

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. interessante a postagem bem inteligente...e o que acontece...

    ResponderExcluir
  7. a questao é naun se abater
    normalmente depois de algumas tentativas vamos perdendo a confiança em nos mesmo
    se nos naun conseguimos confiar em nos
    kem intaun ira confiar????
    abraxs

    http://altasviajeae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O seu texto abrange uma linha de raciocinio mto extense e gostei mto,mais quero destacar uma coisa" Sem dúvida nenhuma,o fato de uma pessoa não estar satisfeita profissionalmente colabora e mto pra males como a depressão..."
    Mtas vezes falta tbm a saída do conformismo,precisamos ser "ambiciosos " e buscar sempre melhorias!!!

    atilano moreira do http://www.furdunconosemaforo.com.br/2011/02/complexo.html#comments

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto,que levanta questões para reflexão,extremamente pertinentes ao ser humano,seja no ambiente corporativo,ou qualquer area da vida.
    Sucesso , grande abraço :)

    ResponderExcluir
  10. Chefes e empregados, precisam ter bom senso em saber distinguir o que estimula ao trabalho e o que prejudica o rendimento. Há o lado social, familiar e muitas vezes um bom funcionário torna-se improdutivo.
    Serviço Social de uma empresa é fundamental, mas muitas vezes não atuam como deveriam.
    Abraço e ótima materia.

    ResponderExcluir
  11. Boa escolha de matéria. A cada dia temos um número maior de pessoas que desistem de seus direitos. Vamos procurar mudar isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas