Gravidez na Adolescência

Na nossa sociedade a gravidez na adolescência é considerada um importante problema de saúde pública no Brasil, sendo que desde 1970 vem aumentando o número de gravidezes e diminuindo a idade das adolescentes grávidas, entretanto estima-se que no Brasil, um milhão de nascidos vivos, a cada ano, tem mães com idade entre 10 e 19 anos, número que corresponde a 20% do total de nascidos vivos em nosso país.
A escola hoje em dia tem grande papel na vida de um jovem, já que ela é responsável por uma educação de qualidade, e compromisso. É muito importante que as escolas trabalhem com os alunos principalmente adolescentes, pois é uma fase muito complicada e cheias de turbulências.
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das idéias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na quais as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens. É muito importante que as escolas trabalhem sobre sexualidade com os alunos, para que possam ter consciência de que tudo tem uma conseqüência.
Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias conseqüências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
É de suma importância que a escola comunique e converse com os pais quando ocorrer esse tipo de coisa (gravidez), pois os pais devem saber tudo o que se passa com seu filho, é preciso bastante dialogo apoio da família, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos.
Muitas vezes isso nem sempre acontece, na qual sexualidade na adolescência continua a ser encarada pela família, pela escola e pela sociedade de uma forma negligente, desvalorizando esta fase da vida repleta de descobertas e emoções ,permitindo que as experiências sejam vividas na ignorância ou proibindo através  da condenação moral como  forma de dissuasão.


Comentários

  1. as pessoas estão descobrindo o prazer do sexo muito cedo...então por isso acontece essas gravidez indejejada indesejada...sabemos demais...e erramos nas coisas simples de evitar,,,

    ResponderExcluir
  2. você disse tudo. ainda mais quando disse que muitas famílias não ajudam as filhas que ficam grávidas na adolescência e acham que isso é perfeito, na verdade é preconceito, é hipocrisia, é egoísmo. acho que os pais sempre devem apoiar os filhos e ainda mais quando se acontecem essas coisas!
    gostei da forma na qual você retratou este assunto.
    http://lollyoliver.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Culpas das mães que não impoem limites

    ResponderExcluir
  4. No mundo de hoje , os pais pensam qe no minimo pagando uma escola pros filhos estao educando , mais nao é assim entre pai e filho precisa ter dialogo e muito !
    por isso muitas meninas até de classe social alta se metem com homens errados e engravidam cedo.

    estou te seguindo


    http://meeninasmulheres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu julgo ser um pouco de falta de informação! Os pais deveriam sentar com suas filhas e filhos e explicar as coisas, como os meus fizeram comigo, mas acontece que, ainda, é muito tabu. Beijos
    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com
    Curta a nossa Fan Page no Facebook
    Siga @Ap_Cosmeticos

    ResponderExcluir
  6. Comentando ...
    ks o post novo amigo ?

    http://meeninasmulheres.blogspot.com/2011/09/preciosa-historia-de-amor.html

    ResponderExcluir
  7. É so jogar camisinha pro povo que ja era!
    UHSAHUSAUHSAHU
    http://blogfapfap.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas