Combate a crise econômica custa 4 feriados para os portugueses.


O governo português confirmou nesta terça-feira o cancelamento de quatro dos 14 feriados nacionais a partir de 2013, com o objetivo de combater a crise que o país atravessa.
Em comunicado, o Executivo português explicou que dois feriados civis e dois religiosos serão cortados, como havia sido antecipado no final do ano passado. As comemorações da proclamação da República, em 5 de outubro, e do fim da União Ibérica, em 1640, em 1º de dezembro, serão os festejos civis suprimidos.
Enquanto isso, as festividades católicas canceladas são o Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro, e o Corpus Christi, realizado 60 dias depois do domingo de Páscoa (neste ano, em 7 de junho). Segundo um acordo entre a Santa Sé e o governo, a suspensão dos dois feriados acontecerá nos próximos cinco anos.

A Santa Sé esclareceu em comunicado que a celebração solene do Corpus Christi será transferida de uma quinta-feira para o domingo seguinte, enquanto a de Todos os Santos será mantida em 1º de novembro. Para a Igreja Católica, o acordo busca uma solução para a grave crise econômica que o país atravessa.
Portugal está sob as duras condições do empréstimo internacional de € 78 bilhões concedidos em maio de 2011 pela União Européia e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). O aumento de impostos e de cortes nos serviços sociais e no investimento público são algumas das medidas do plano que pretende sanear as contas do país.

 

 Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1087383-portugal-corta-quatro-feriados-nacionais-para-combater-crise-economica.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas