A influencia da musica na infancia

        A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções.
  Na infancia a musica tem um papel fundamental e importantissimo no desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional da criança.
       A música possibilita para a criança diversos estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações,
 isto é, a aprendizagem, o conhecimento,a linguagem oral e escrita, a matematica entre outras coisas que são beneficas para o desenvolvimento de cada individuo. Contudo a musica se torna um instrumento primordial nas mãos dos educadores, pois atraves da musica os professores podem ajudar a crianca a desenvolver melhor sua percepção auditiva ,  fazendo com que os educandos descobrem ou adivinham que som faz cada instrumento musical.
      Em países com mais tradição que o Brasil no campo da educação da criança pequena, a música recebe destaque nos currículos, como é o caso do Japão e dos países nórdicos. Nesses países, o educador tem, na sua graduação profissional, um espaço considerável dedicado à sua formação musical, inclusive com a prática de um instrumento, além do aprendizado de um grande número de canções. 
      É preciso investir significativamente na formação estética (e musical, particularmente) de nossos professores, se realmente quisermos obter melhores resultados na educação básica.

Comentários

  1. A musica na vida das crianças é super importante e deveria ser obrigatório o ensino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas